quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Jethro Tull e Procol Harum - 2 pérolas (Budapest e A Whiter Shade Of Pale)






#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+#+

Enquanto o mundo se deleitava com o álbum Sgt. Pepper's, dos Beatles, a música que estava em primeiro lugar nas paradas britânicas era A Whiter Shade Of Pale, o primeiro single do Procol Harum. A canção, que mistura rock, classissismo e música barroca, tem mais de 900 versões de outros músicos e estabeleceu um conexão da banda com os Beatles e Jimi Hendrix. Sua importância é tal que abriu as comportas do rock para trabalhos como Bohemian Rhapsody, do Queen, e toda a obra de Rick Wakeman. Assim como Money For Nothing, do Dire Straits, nasceu de uma conversa ouvida casualmente, Keith Reid, tomando café, ouviu alguém dizendo para uma garota "You've gone a whiter shade of pale", e BUMMM! aí estava o título da canção que começou exatamente assim: pelo título. A letra faz referência a Shakespeare, a Milton, e contém elementos sobrenaturais e mitológicos. Até hoje estudiosos tentam explicar o seu significado sem completo sucesso. A música é romântica, trágica e sombriamente mágica. De difícil tradução, A Whiter Shade Of Pale fala sobre muitas coisas e muitas outras ficam subentendidas. As traduções que encontrei na Internet, para o português, não me satisfizeram nem um pouco, nem puderam me servir de base, então eu mesmo fiz a tradução e adaptação da letra para o português. A métrica e a poesia ficaram, sim, prejudicadas, mas o conteúdo não. Fiz o possível para que a mensagem ficasse clara para vocês e o trabalho é revelador. Leiam e tirem suas conclusões. :)

"Translúcida E Pálida Como A Morte"

"Dançamos um alegre fandango, Deslizando em círculos pelo soalho / Eu estava me sentindo meio mareado,/ A multidão gritava pedindo mais. O lugar rangia duramente/ e o teto voou para longe,/ Quando pedimos um outro drink/ O garçom trouxe uma gamela.

Era uma hora tão tardia, Que quando a mariposa contou sua história,/ A face dela, antes apenas fantasmagórica,/ Tornou-se translúcida e pálida como a morte.

Disse ela, "Não há o que discutir,/ A verdade é evidente, pode-se ver"./ Mas eu estava perdido em meu baralho,/ e não permitiria que ela se tornasse uma das dezesseis virgens vestais/ que partiam para o litoral.

Embora meus olhos estivessem abertos, talvez tenham sido fechados. E era uma hora tão tardia,/ Que quando a mariposa contou sua história,/ A face dela, antes apenas fantasmagórica,/ Tornou-se translúcida e pálida como a morte.

Disse ela: "Estou em casa, na praia do adeus"/ embora na verdade, estivessemos no mar,/ Então levei-a pelo espelho e a forcei a concordar, dizendo: 'Você deve ser a sereia que levou Netuno para para cavalgar.'/ Ela, porém, me sorriu com tamanha tristeza que minha ira dissipou-se imediatamente.

Sendo a musica o alimento do amor/ a risada, então, é sua rainha/ Igualmente se o que está oculto será revelado/ então o que é imundo será purificado pela verdade.

Minha boca, como uma cartolina, abriu-se de um lado a outro de minha cabeça

Afundamos rapidamente e nos despedaçamos no leito do oceano. "





Músico, economista e fã do rock progressivo. Rockeiro sem preconceito. Sou guitarrista mas não dispenso o bom e velho violão. Gosto de escrever e juntei a fome com a vontade de comer. Meu tema central é o Rock Progressivo. Também gosto de ficção científica e de toda a obra do Nagual Carlos Castaneda. Atualmente estudo guitarra com meu amigo e professor, o guitarrista Maurício Alabama, também proprietário do Instituto Musical Alabama (I.M.A.). A proposta inicial do Blog era contar a história do Pink Floyd faixa por faixa e estou muito feliz hoje por ter completado a viagem: todos os álbuns de estúdio e ao vivo foram postados. Outras bandas também foram totalmente blogadas: Procol Harum, Iron Butterfly, Queen, The Animals, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright. Estou postando Moody Blues, além de algumas coletâneas e boxes floydianos que merecem uma boa atenção. Graças aos novos recursos disponibilizados pelo WordPress estou publicando material de blogs parceiros que permanecem à disposição por uma semana e versam sobre uma gama de assuntos muito legais. Não deixem de ler os posts sobre o álbum Broken China do Wright e sobre o Nick Mason's Fictitious Sports que mereceram uma atenção maior: 14 posts sobre cada músico que participou do álbum e na primeira semana do ano saiu o post definitivo sobre o primeiro álbum solo do Nick Mason. Também disponibilizei para consulta o relatório anual que o WordPress fez sobre o blog.

Abraços Progressivos!!!

Tupi





GILBERTO CHAUDON
Corretor de imóveis
Creci 25014
(21)98918-0923(oi - preferencial - whatsApp)
       97000-1200(nextel)
       99723-0923(vivo)
       98074-0214(tim)
       97374-3880(claro)
BrasilBrokers

REGIÃO OCEÂNICA - "O FUTURO DE NITERÓI"

Nenhum comentário: